1 de abril de 2011

Malzbier

Malzbier é um tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 - 1%), de cor escura, que é fermentada com uma cerveja normal, porém com a fermentação de levedo por volta do 0°C. O CO2 e o açúcar é adicionado depois. A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética. O seu consumo é impróprio para menores de 18 anos.

As Malzbiers brasileiras são cervejas do tipo american pale lager na qual, após a filtração, são adicionados caramelo e xarope de açúcar, dando a coloração escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado. Dizem inclusive que, antigamente, cerca de 20 anos atrás, a Malzbier era produzida para reaproveitar a cerveja de início e fim da filtração e cervejas fora dos padrões. Hoje em dia isso não acontece mais e a cerveja ganhou um pouco em qualidade. Muito famosa no Brasil, não possui muitos correspondentes fora daqui. Na Alemanha, seu país de origem, nem é tratada mais de cerveja e sim bebida energética. Enquadra-se normalmente no grupo de “outras cervejas com baixo teor alcoólico”, já que a Malzbier original não chega nem a 1% de álcool, pois, apesar de ser produzida como qualquer outra cerveja, ela quase não tem fermentação.

O estilo Malzibier é pouco documentado, pelo menos nas fontes de pesquisa mais acessíveis. Não figura, por exemplo, nos estilos listados pelo Beer Judge Certification Program(BJCP) e pelo Brewers Association.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Malzbier
Veja mais em http://www.germanbeerinstitute.com/Malzbier.html